images-_1_-1-831x250

Vamos conhecer a Ilha da Madeira – Portugal 🇵🇹

Vamos conhecer a Ilha da Madeira – Portugal 🇵🇹

Camara de Lobos, Madeira

Ilha da Madeira está entre os melhores destinos de Portugal e do mundo para os viajantes apaixonados por paisagens espetaculares. É o lugar ideal para quem busca novidades em meio à Europa ou deseja ir um pouco além de Lisboa. Prepare as malas, pegue uns dias a mais de férias e aproveite a viagem a Portugal para esticar por alguns dias até a Ilha da Madeira. Garantimos que você não vai se arrepender! O Aeroporto da Ilha da Madeira está distante apenas 1h30 de voo do Aeroporto de Lisboa e chegar até lá é bem mais fácil e rápido do que podemos imaginar. E a boa notícia é que os hotéis na Ilha Madeira têm ótimos preços! Excelente para quem não quer gastar muito, mas ainda assim deseja um destino diferente do habitual. É hora de deixar o roteiro básico da Europa de lado e investir em uma viagem fora do comum.

De origem vulcânica, a Ilha da Madeira tem formações rochosas dramáticas, grandes vales e montanhas, águas em lindos tons de azul e um intenso verde que recobre todo o lugar. Aliás, o verde por lá é tão excepcional que parte da vegetação nativa, conhecida como Floresta Laurissilva, foi declarada em 1999 Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. A Ilha da Madeira, conquistada por Portugal na primeira metade do século XV, é um pequeno paraíso que há décadas encanta viajantes de todo o mundo em busca de intenso contato com a natureza. Eleita diversas vezes como “Melhor Destino Turístico Insular” da Europa e do mundo pelo WTA – World Travel Awards, a Ilha da Madeira tem tudo para também te conquistar!

Ilha da Madeira

Onde fica a Ilha da Madeira

 

A Ilha da Madeira faz parte do Arquipélago da Madeira e está distante 1000 km de Lisboa, 450 km das Ilhas Canárias e 500 km do Marrocos, na África. Banhada pelo Oceano Atlântico, a Madeira faz parte de Portugal, país que é a principal porta de entrada para os turistas que desejam visitar a região. O Arquipélago da Madeira é formado pelas  ilhas Madeira, Porto Santo, Selvagens e Desertas, sendo que as duas últimas não são habitadas. 

Cidade do Funchal Ilha da Madeira

Como chegar à Ilha da Madeira

 

Não há ligação da Ilha da Madeira com o continente por via terrestre e a maneira mais comum e prática de chegar até lá é com um voo direto de Lisboa para a cidade do Funchal, onde está o Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo. O voo a partir da capital portuguesa tem apenas 1h30 de duração, com diversas opções de horário por dia. O trajeto é operado por companhias aéreas como TAP, Lufthansa, Easyjet e outras. Caso não encontre voo para a Madeira, vale também voar até Porto Santo, ilha vizinha de onde parte diariamente um ferry para a Madeira.

Pousar na Ilha da Madeira faz parte da emoção da viagem. O Aeroporto da Madeira tem fama de ser um dos mais radicais do mundo e voos com pousos cancelados são uma constante por lá. Esteja preparado para uma escala não prevista na ilha vizinha de Porto Santo ou mesmo para um retorno inesperado a Lisboa. As condições de vento, nem sempre favoráveis, dificultam a vida dos pilotos e a pista de pouso, construída sobre o mar, ajuda a dar um friozinho na barriga. Apesar da fama, não é comum registro de acidentes aéreos na Ilha da Madeira.

Muitos turistas que visitam a Madeira também desembarcam na ilha de navio, já que a Madeira recebe grande número de cruzeiros ao longo de todo o ano. Durante o verão, há transporte por via marítima de Lisboa para a Madeira, mas não é muito usual, sendo ideal apenas para quem deseja curtir alguns dias no mar ou precisa transportar o carro até a ilha.

Quando ir e o clima na Ilha da Madeira

 

A Ilha da Madeira pode ser visitada durante todo o ano e ela estará linda em todas as estações, mas alguns detalhes são importante na hora de decidir a data da viagem. O melhor período para ir à Madeira é entre abril e setembro, quando as temperaturas estão mais altas, há menor incidência de chuvas e as praias estão ótimas para o banho. Durante todo o ano será possível percorrer as trilhas e levadas, fazer passeios para observação de golfinhos e baleias, praticar esportes de aventura e experimentar os bons restaurantes. Já as praias e piscinas naturais são mais populares no verão.

A boa notícia é que as temperaturas na Madeira nunca são extremas. No verão, a máxima chega a 25ºC e no inverno a mínima dificilmente baixa de 11ºC (exceto no alto das montanha, onde pode até nevar). É importante dizer que o clima na Ilha da Madeira é bastante variado e é comum em um mesmo dia ver as quatro estações do ano. A Costa Sul costuma ser mais ensolarada que a Costa Norte e os picos mais elevados são constantemente mais frios. Esteja sempre preparado para mudanças de tempo, afinal, estamos falando de uma ilha repleta de montanhas e microclimas.

 

Verão na Ilha da Madeira – Junho a setembro

 

 

No verão, a Ilha da Madeira recebe um grande número de turistas em busca de praias e passeios pelo mar. Esse é o período que marca a alta temporada, as temperaturas mais altas, os dias mais secos e os eventos mais animados. O mar tem temperatura média de 22ºC  e você encontrará as piscinas naturais no auge da beleza. O sol ajuda bastante também na hora de percorrer as trilhas e praticar esportes de aventura, como o canionismo. Outro ponto forte do verão é o início da vindima, quando toda a ilha inicia a colheita das uvas para produção do vinho madeira.

Ao embarcar para a Madeira no verão, fique atento à altíssima temporada nos meses de julho e agosto, o que torna a ilha mais cheia e os hotéis e passagens aéreas mais caros. Para fugir um pouco dos valores elevados, e ainda pegar um excelente clima, vale visitar a ilha nos meses de maio, junho e setembro.

 

Pôr do sol no Funchal Ilha da Madeira

Outono na Madeira Ilha da Madeira – Setembro a dezembro

 

 

O mês de setembro marca a passagem do verão para o outono com tempo ainda quente e pouquíssimas chuvas. É um período excelente para visitar a região, já que não será alta temporada e o clima ainda estará bem agradável. O cenário começa a mudar em outubro e novembro, com a passagem para os meses de chuva, que começa com força em dezembro e chega perto de 100 mm/mês. Apesar do início das chuvas, o outono é um bom período para visitar a Madeira por ser baixa temporada. Tudo estará tranquilo e as belas paisagens estão garantidas.

Interior da Ilha da Madeira Ilha da Madeira

Inverno na Madeira – Dezembro a março

 

 

O inverno na Madeira é marcado por queda de temperatura e aumento do índice pluviométrico. Especialmente entre os meses de novembro e março, o clima fica mais instável e a paisagem muitas vezes ganha ares de região serrana, com intensos nevoeiros. O lado ruim está na baixa temperatura da água, que dificulta o banho no mar, nas piscinas naturais e também nas cachoeiras. A água chega a 17ºC, o que não é muito convidativo para o banho e as praias acabam ficando vazias. Já as cachoeiras alcançam temperaturas ainda mais baixas, o que torna obrigatório o uso de roupas de neoprene para a prática de esportes de aventura.

O inverno deixa mais evidente os diferentes microclimas na Madeira, já que em poucos minutos de carro é possível passar do frio nas montanhas para um lindo pôr do sol à beira-mar no Funchal. O inverno é o período ideal para quem quer aproveitar as paisagens dramáticas da Madeira, os bons restaurantes e os ótimos serviços dos hotéis. Ideal para relaxar sem pressa e com preço bem mais camarada. Vale dizer que o Natal e o Ano Novo são muito disputados na Madeira e o período é considerado de alta temporada, com aumento de preços em hotéis e passagens aéreas.

Estrada cortando o interior da Ilha da Madeira

 

Primavera na Madeira – Março a junho

 

 

O mês de março ainda registra bom volume de chuva e se assemelha bastante ao inverno, com médias de 67 mm para o mês. Abril tem queda acentuada nas chuvas e leve aumento de temperatura, o que torna o período bem atraente para os turistas, especialmente por ser baixa temporada. Maio e junho já têm cara de verão e estão entre os melhores meses para visitar a Madeira. Não haverá tanta gente na ilha e os preços ainda estarão mais baixos. No final da primavera você já estará vivendo intensamente o verão da Madeira.

Vista da Ribeira da Janela Ilha da Madeira

Quanto tempo ficar na Ilha da Madeira

 

À primeira vista temos a impressão de que por ser uma ilha, a Madeira não é tão grande e pode ser conhecida em pouco tempo. Não se engane. A diversidade de atrações e atividades oferecidas na Ilha da Madeira é capaz de manter um turista ocupado facilmente por um mês. Se você pretende conhecer apenas o básico e fazer os roteiros e passeios mais comuns, o ideal é ficar entre quatro e sete dias inteiros por lá. Se o seu objetivo é fazer algumas trilhas e levadas, praticar esportes de aventura, observar golfinhos e baleias e ainda curtir algumas praias, pense em ficar ao menos dez dias por lá.

Teatro Municipal do Funchal Ilha da Madeira

 

Como se locomover na Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira é um bocado complexa no quesito locomoção. Isso porque não é tarefa fácil encarar as estradas e ladeiras de lá e há atrações por toda a ilha. Prepare o mapa com as atrações que deseja visitar! Apesar do carro ser, disparada, a melhor maneira de percorrer a Madeira, as estradas da ilha exigem uma certa coragem dos motoristas. Entre desfiladeiros à beira-mar, sobe e desce de montanhas e pistas duplas que parecem simples e de mão única, será preciso sangue frio e muita habilidade para pegar um volante por lá.

As atrações da Madeira estão por toda a ilha e será difícil se manter em apenas uma região. A ilha é toda cortada por estradas, o que facilita bastante a vida do viajante. Algumas são vias expressas e bem fáceis de serem percorridas, porém os cenários mais bonitos estão nas estradas secundária (que muitas vezes reservam surpresas e alguns sustos para os visitantes). Alugar um carro na Ilha da Madeira é bem fácil e barato. Há diversas empresas que oferecem o serviço, principalmente no aeroporto. Para dirigir em Portugal (e na Ilha da Madeira) a Carteira Nacional de Habilitação brasileira é suficiente.

O transporte público na Madeira é mais eficiente nas regiões mais povoadas, como no Funchal. Para localizações mais isoladas, será bem mais difícil conseguir um ônibus. Para ficar dentro da cidade do Funchal e visitar pontos turístico próximos, o ônibus funciona muito bem. Para distâncias curtas, o táxi também ajudará bastante. Não há na Madeira serviço de locomoção por aplicativos, como o Uber. Vale dizer que em alguns pontos da ilha há teleféricos que auxiliam na subida e descida das montanhas e, claro, rendem um delicioso passeio.

Quem não estiver disposto a dirigir ou usar o transporte público poderá também contratar os serviços das agências de turismo, que oferecem diferentes rotas por toda a ilha. Uma boa pedida é fazer os passeios em veículos 4 x 4, que chegam a pontos mais complicados onde os carros comuns não alcançam. Os preços dos passeios são mais caros, se comparados ao aluguel de um veículo, mas vale pela praticidade e comodidade. Os tour têm valores a partir de 15 euros por pessoa. Para uma voltinha nos arredores do Funchal e para ter uma ideia geral da cidade, os ônibus Hop on-Hop off também são boas soluções.

Orla do Funchal Ilha da Madeira

Como explorar a Ilha da Madeira

Primeira coisa a ser dita é que a Ilha da Madeira é maior do que pensamos antes de chegar lá. Difícil não ser pego de surpresa com o impacto ao ver que o Funchal, por exemplo, é de fato uma grande cidade (ignorância minha e de muitos que chegam à Ilha achar que seria um vilarejo). Para atravessar a Madeira da Ponta do Pargo (extremo oeste) até a Ponta de São Lourenço (extremo leste) será necessário, no mínimo, 1h30 de viagem. As distâncias nem sempre curtas e os caminhos quase sempre tortuoso fazem com que muitos passeios tenham longos deslocamentos. Para explorar a Ilha da Madeira o ideal é escolher uma região para cada dia. Assim você economizará tempo e poderá ver muito mais atrações.

Não adianta querer ver uma atração no extremo norte de manhã, outra na ponta leste e depois ainda almoçar no sul da ilha. O melhor mesmo é setorizar. Depois de definir quais atrações você gostaria de ver, marque todas as posições no mapa para ter ideia de onde estão localizadas. Ao percorrer as estradas da Madeira você encontrará várias outras atrações e lindos cenários no caminho. Não tenha um roteiro tão fixo e se deixe levar pelas belezas inesperadas.

Outro quesito muito importante ao visitar a Madeira é a previsão do tempo. Nunca deixe para o último dia um passeio que dependa de um belo céu azul. As coisa mudam rápido na por lá e aquela trilha entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo pode ser cancelada na última hora. Procure fazer primeiros os passeios que dependem de clima e acompanhe a previsão do tempo dia a dia.

NJ Advogados – Agende já sua consulta  clique aqui

Posts Relacionados

WhatsApp Image 2021-09-26 at 12.14.31

NIF - Número de Identificação fiscal

O NIF em Portugal é um dos documentos mais importantes que deve ser solicitado ao realizar a mudança para o país. Ele será o seu número de contribuinte português e responsável por registrar toda a sua atividade tributária no país. Assim como o CPF no Brasil.

Saiba mais.
banner__naom4

Aposentados em Portugal 🇵🇹

Primeiramente, em Portugal existe qualidade de vida, principalmente quando comparamos com o Brasil. Assim, os brasileiros aposentados que aqui vivem desfrutam de uma vida tranquila e segura, ao saber que pode passear livremente na rua sem perigo.

Saiba mais.
santa justa

A Bela Praça do Rossio, Lisboa-Portugal 🇵🇹

A Praça do Rossio em Lisboa, também conhecida como Praça Dom Pedro IV, é uma das mais lindas e antigas praças da capital portuguesa que você precisa conhecer. O local está sempre cheio: turistas, famílias, jovens e casais que amam passear na praça e nesta época de Natal fica ainda mais bonita e atrativa para tirar lindas fotos.

Saiba mais.