images-_1_-1-831x250

O Surpreendente Norte de Portugal 🇵🇹

O Surpreendente Norte de Portugal 🇵🇹

porto

Repleto de montanhas, parques naturais e castelos, o norte de Portugal é surpreendente. Excelente opção para quem deseja fazer turismo em Portugal, a região também é bastante escolhida por brasileiros que decidem morar no país.

Ademais, vamos contar como é morar no norte de Portugal, além de apresentar o mapa e citar as cidades que fazem parte da região. Vamos falar, também, sobre o clima e as comidas típicas.

Você verá, ainda, informações sobre o turismo no norte de Portugal, a distância da Espanha e poderá concluir se vale a pena morar na região.

 

Morar no norte de Portugal, principalmente nas cidades de Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Guimarães e Viseu, é viver em algumas das melhores cidades portuguesas, com boas condições de educação, empregos, saúde e segurança pública.

 

Custo de vida

 

O custo de vida geralmente é mais baixo nessa região, principalmente por conta do valor do aluguel, ainda mais quando sua escolha é morar em uma cidade do norte que não seja o Porto.

Transporte

 

O transporte é eficiente, principalmente nas cidades como o Porto, que conta com ônibus e metrô. O mesmo não ocorre com Guarda, por exemplo. Assim como o transporte público, a saúde pública também é eficiente, mas algumas cidades enfrentam longas filas de espera em hospitais e falta de médicos. Saiba como funciona a saúde pública em Portugal como um todo.

 

Trabalho e emprego

 

Com relação a trabalho, o norte de Portugal tem sido líder na queda da taxa de desemprego, não somente no país, como também se destacando na União Europeia. De acordo com os dados da Eurostat, a região teve a 15ª maior descida do bloco econômico. A maioria dos empregos está ligada ao setor de turismo.

Estudar no Norte de Portugal

 

Para quem quer estudar no norte de Portugal, há muitas opções de universidades, como a Universidade do Porto, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade do Minho, entre outras.

 

Passear no Norte

 

Quem escolhe morar no norte de Portugal pode aproveitar as horas vagas para passear da Ribeira à Foz, visitar cidades vizinhas, explorar a região do Douro, maior produtora de vinhos de Portugal, ir à praia (quando não estiver muito frio), visitar castelos, igrejas e fazer várias outras programações.

Cidades que fazem parte da região norte de Portugal

 

Compõem o norte de Portugal as seguintes cidades:

 – Porto;

– Braga;

– Guimarães;

– Bragança;

– Matosinhos;

– Vila Nova de Gaia;

– Chaves;

– Viana do Castelo;

– Vila Real;

– Lamego;

– Amarante;

– Miranda do Ouro;

– Mirandela;

– Peso da Régua;

– Póvoa de Varzim;

– Valença;

– Viseu;

– Vila Nova de Foz Côa;

– Barcelos;

– Santa Maria da Feira;

– Maia;

– Monção;

– Além;

– Espinho;

– Ponte da Barca;

– Vila Flor;

– Vila Nova de Farmalicão;

– Arouca;

– Vidago;

– Penafiel;

– Santo Tirso;

– São João da Madeira;

– Gondomar;

– Esposende;

– Vila Nova de Cerveira;

– Oliveira de Azeméis;

– Marco de Canaveses;

– Felgueiras;

– Montalegre;

– Tarouca;

– Vale de Cambra;

– Arcos de Valdevez;

– Caminha;

– Vizela;

– Vila do Conde;

– Fafe;

– Castelo de Paiva;

– Valongo;

– Vimioso.

Clima

 

O clima na região norte de Portugal é o temperado oceânico. A média de temperatura nessa região é 13ºC, com constantes chuvas.

É possível ver neve em algumas cidades do norte português. Já no verão, a temperatura fica em torno dos 28ºC.

Comidas típicas do norte de Portugal

 

Se você pretende morar no norte de Portugal e se preocupa com a balança, uma dica é se matricular em uma academia para poder aproveitar as comidas típicas genuínas e variadas da região sem culpa.

Estão na gastronomia local pratos como:

 – Posta à Mirandesa: bife de novilho transmontano;

– Francesinha Especial;

– Tripas à Moda do Porto: guisado de miúdos, feijão, linguiça, legumes e ervas;

– Peixes e mariscos;

– Costelinha de porco;

– Bacalhau;

– Polvo grelhado;

– Arroz de Cabidela, feito com galinha caipira;

– Caldo verde;

– Pratos de rojões, sarrabulho ou nas tripas à moda do Porto;

– Cavacas;

– Cozido à portuguesa, entre outros.

Turismo no norte de Portugal

 

O norte de Portugal tem grande relevância histórica e cultural. Foi a partir da região que o país surgiu como nação, durante o século XII. Com mais de 1,7 milhão de habitantes na área metropolitana, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal, ficando atrás somente de Lisboa.

 

Norte de Portugal Porto

O turismo atrai renda para o país. O Porto é Patrimônio Mundial e é visita obrigatória, conhecido mundialmente. Na cidade, é possível visitar igrejas e monumentos históricos, como a Sé de Porto ou a Igreja de São Francisco, e também visualizar a contemporaneidade de edifícios, como a Casa da Música, por exemplo.

O Rio Douro é outro atrativo na região, onde são cultivadas as vinhas para elaborar os famosos vinhos do Porto e do Douro, que posteriormente são transportados para as adegas de Vila Nova de Gaia.

O turismo no norte de Portugal não se resume somente ao Porto. O turista pode conhecer montanhas, parques naturais e castelos, como o de Guimarães (lugar onde nasceu Portugal).

Além disso, outras cidades atraem turistas, como Viana do Castelo, Matosinhos e Braga (um dos principais cenários para turismo religioso, com vários santuários e lugares sagrados), por exemplo.

 

Distância entre o norte de Portugal e a Espanha

 

Portugal está localizado na Península Ibérica e faz fronteira a leste e ao norte, ao longo de 1.214 km, com a Espanha, e ao sul e oeste com o oceano Atlântico.

A distância entre a região norte de Portugal e a Espanha é de 434,8 km via A6 (cerca de 4h24min). Já para ir de Porto a Madri, a distância é de 562,3 km pela A25 (cerca de 5h25min). Portugal e Espanha são tão próximos, que é possível ir de Bragança a Salamanca em menos de duas horas pela E82 e A66.

Também é possível ir da região norte de Portugal até Santiago de Compostela, na Espanha. Via A24, a distância é de 293,8 km (aproximadamente 3h6min). De Porto a Santiago de Compostela são 236,9 km via A3 e AP9 (cerca de 2h35min). A distância ainda diminui se você sair de Viana do Castelo. Via AP9, são 185,5 km (cerca de 2h09min).

Repare que a distância entre Porto e a Espanha pode ser menor do que a distância entre Lisboa e Porto.

 

Vale a pena morar no norte de Portugal?

 

A resposta é sim. O norte de Portugal é uma região bem segura e tranquila, o custo de vida é mais baixo do que na capital, Lisboa, além de oferecer ótimas oportunidades culturais, como eventos, shows, feiras, festas, assim como bastante turismo, entre outros benefícios.

Como sabemos, a área metropolitana do Porto tem mais ofertas de trabalho, mas também apresenta outros contras, como trânsito e aluguéis mais caros do que cidades mais afastadas do centro. Por outro lado, em Bragança, por exemplo, você tem um ritmo de vida menos acelerado, mas também tem que lidar com limitações inerentes de uma cidade pequena.

NJ Advogados – Agende já sua consulta  clique aqui

Posts Relacionados

WhatsApp Image 2021-09-26 at 12.14.31

NIF - Número de Identificação fiscal

O NIF em Portugal é um dos documentos mais importantes que deve ser solicitado ao realizar a mudança para o país. Ele será o seu número de contribuinte português e responsável por registrar toda a sua atividade tributária no país. Assim como o CPF no Brasil.

Saiba mais.
banner__naom4

Aposentados em Portugal 🇵🇹

Primeiramente, em Portugal existe qualidade de vida, principalmente quando comparamos com o Brasil. Assim, os brasileiros aposentados que aqui vivem desfrutam de uma vida tranquila e segura, ao saber que pode passear livremente na rua sem perigo.

Saiba mais.
santa justa

A Bela Praça do Rossio, Lisboa-Portugal 🇵🇹

A Praça do Rossio em Lisboa, também conhecida como Praça Dom Pedro IV, é uma das mais lindas e antigas praças da capital portuguesa que você precisa conhecer. O local está sempre cheio: turistas, famílias, jovens e casais que amam passear na praça e nesta época de Natal fica ainda mais bonita e atrativa para tirar lindas fotos.

Saiba mais.