Os recibos verdes são faturas emitidas pelos trabalhadores independentes em Portugal, que são os trabalhadores autônomos. Os recibos eletrônicos de cor verde são obrigatórios para quem é prestador de serviço ou produz e vende bens por conta própria.
Por exemplo: se você é programador e desenvolve um site com remuneração, deve emitir um recibo verde para a empresa que é cliente.
Devem emitir recibos verdes profissionais independentes (freelancers) que não possuam contrato de trabalho com uma empresa específica.
O que define um trabalhador independente:
Além disso, o trabalhador independente em Portugal tem flexibilidade para trabalhar com diversas empresas, não sendo necessário exclusividade, já que não possui um contrato de trabalho.
Os trabalhadores freelancers podem ser jornalistas, publicitários, designers, criativos, profissionais de Marketing, programadores, desenvolvedores de site, personal trainer, fisioterapeutas, tradutores, advogado que trabalhe sozinho, professores de aulas particulares, etc.
A grande diferença entre um contrato de trabalho em Portugal e os recibos verdes é que o trabalhador independente não tem dependência da empresa, nem subordinação. As principais diferenças entre os dois são:
Ou seja, se uma empresa quer que você trabalhe na sua sede, com horários definidos, você deve ser contratado pela entidade. Agora, se for trabalhar em regime home office (em casa), sem obrigatoriedade de horários, poderá se encaixar nos recibos verdes.
Ou seja, você pode ter um contrato de trabalho com uma empresa, e trabalhar a recibos verdes para outras empresas, para ter uma renda a mais.
Para tirar mais dúvidas, acesse https://njadvogados.com/contato/ agende uma consulta, estamos aguardando por voces!