images-_1_-1-831x250

Portugal é um dos melhores destinos para se viver 🇵🇹

Portugal é um dos melhores destinos para se viver 🇵🇹

Carvoeiro

Com a reabertura do comércio e do desconfinamento social, morar e visitar Portugal pós-coronavírus tem sido  destaque na imprensa internacional. A publicação da Revista Forbes por exemplo, destacou os três melhores destinos para viver depois da pandemia mundial da Covid-19. A revista destacou a região portuguesa do Algarve, no sul do país.

Com as melhores praias de Portugal, clima mais ameno e em média 300 dias de sol por ano, a região algarvia conquista muitos europeus, além dos cidadãos brasileiros que querem usufruir da aposentadoria ou viver de rendas. Além disso, a região é internacionalmente reconhecida por receber bem os novos moradores e visitantes.

Conheça Faro, a capital do Algarve | Segue Viagem

 

Portugal conta com 10,3 milhões de habitantes e o turismo é um importante setor para a economia. De acordo com um estudo do Conselho Mundial do Turismo e Viagens, de cada 5 euros que a economia portuguesa gerou em 2018, um euro veio do turismo.

O país do sul da Europa foi o primeiro destino a receber o selo “Safe Travels” atribuída pelo WTTC. O selo certifica os locais que cumprem as regras de higiene e segurança, como bares, restaurantes e hotéis pós-coronavírus.

Essa é uma garantia de que viajar para Portugal pós-coronavírus será seguro. O Governo português tomou medidas extremas durante a pandemia e conseguiu conter um grande número de casos e de óbitos, mesmo fazendo fronteira com a Espanha, país bastante atingido pelo vírus.

O povo português cumpriu todas as regras de isolamento social estipuladas pelo governo e o resultado do esforço coletivo pode ser visto nos números bem abaixo da Itália e da Espanha.

Já com a chegada do Verão europeu, no dia 20 de junho, Portugal espera receber turistas europeus e brasileiros principalmente para aproveitar as praias do sul do país. Com muitos resorts de frente para o mar, hotéis 5 estrelas e uma grande rede hoteleira, Portugal está preparado para o turismo e tem se especializado cada vez mais, principalmente em passeios e serviços para atender bem quem visita o país.

A grande quantidade de restaurantes em Portugal também impressiona. Os portugueses gostam bastante de comer fora e já se nota uma melhora significativa no setor. Com a chegada dos turistas no verão, a estação que dura até o final se setembro, será possível salvar muitos estabelecimentos que estiveram fechados ou apenas para entregas (take-away e delivery) durante quase três meses.

Vantagens de morar em Portugal pós-coronavírus

 

Entre as vantagens de morar em Portugal depois da pandemia estão os seguintes fatores que você deve levar em consideração:

Tamanho do país

 

É um país pequeno, que assim como a queda, rápida e acentuada, a recuperação tende a acompanhar o mesmo processo. Por estar inserido na União Europeia, Portugal recebe muita ajuda para a retoma da economia.

Facilidade de abertura de empresas

 

O governo português tem estimulado a abertura de empresas e atraído investimento estrangeiro. Além das opções de visto de investimento em Portugal, é possível abrir empresas de forma rápida e com menos burocracia que no Brasil.

Segurança

 

Morar em Portugal é sinônimo de uma vida tranquila e com segurança. É o terceiro país mais seguro do mundo para se viver e ideal para criar os filhos. É um país conservador, maioritariamente católico e pacato.

Raramente você sentirá medo ou presenciará algum ato de violência, pois apesar de não haver uma presença ostensiva das forças policiais, existe a certeza no funcionamento do sistema judiciário português e um respeito impressionante pela polícia.

Segurança em Portugal: dicas práticas de viagem - Cultuga

Idioma

 

Portugal é um país de língua portuguesa e facilita muito para os brasileiros que pretendem morar ou investir no país.

Alimentação e gastronomia

 

Portugal é um país com hábitos alimentares muito saudáveis e talvez esse seja um bom motivo para ter uma expectativa de vida tão alta (81 anos). Os portugueses são os maiores consumidores de peixe per capita em toda a Europa. Há uma enorme disponibilidade na quantidade de peixes em oferta nos mercados, peixarias e mercados públicos, além de legumes, frutas, vegetais e produtos frescos no país.

Retomada da economia portuguesa pós-coronavírus

 

Com o coronavírus em Portugal a expectativa é que o PIB português retraia 8% em 2020, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e também do relatório da seguradora Euler Hermes.

Porém a retomada da economia portuguesa será uma recuperação em “U” com uma previsão de crescimento do PIB de 9% em 2021. Segundo o relatório da seguradora, a economia portuguesa deve voltar à normalidade em 2021, depois da criação da vacina do coronavírus.

Para os economistas da JPMorgan Chase, a recuperação da economia em “U” significa uma retoma lenta do comércio e dos parceiros comerciais que levarão um tempo para se recuperar da súbita retração.

A queda da economia na União Europeia prevista para o ano de 2020 é de -9,3%. Portugal está abaixo da média europeia e prevê uma recuperação significativa em 2021, com a volta do turismo e com a retoma das exportações do que é produzido país.

Mesmo com a liberação para ir às ruas e o estímulo do governo para que as pessoas voltem a consumir, a economia ainda demorará até o final do ano para retomar sua capacidade total. Além disso, nem todos os empregos perdidos durante a pandemia de Covid-19 serão recuperados na sua totalidade.

Por isso, quem pretende morar em Portugal e investir no país europeu, precisa estar preparado para a retoma da economia em “U” e necessita ter reservas financeiras para suportar a queda nas vendas e no número de turistas.

Por outro lado, quem possui dinheiro para investir em Portugal nos próximos meses, poderá conseguir uma maior flexibilidade nas taxas e impostos do governo, bons prazos de pagamento e poderá encontrar lojas e espaços comerciais para trespasse (venda do ponto comercial com tudo dentro).

Em muitos casos, é necessária uma reforma para iniciar as atividades, mas em algumas situações é possível conseguir mudar pouca coisa para abrir uma empresa em Portugal e começar suas atividades de forma rápida.

Os empresários brasileiros interessados em morar em Portugal devem sempre conhecer o mercado português e a área de atuação antes de fazer um investimento. Fazer uma pesquisa de mercado e um plano de negócios é fundamental e a melhor opção para iniciar uma atividade econômica no país europeu.

 

NJ Advogados – Agende já sua consulta  clique aqui

Posts Relacionados

aquedutos

Aquedutos Incríveis Para Conhecer em Portugal 🇵🇹

Sempre houve necessidade de levar água dos rios ou das nascentes até aos centros habitacionais, principalmente aos palácios. Não havendo nesse tempo nem conhecimento suficiente da física dos líquidos e do princípio dos vasos comunicantes nem a criação de canalizações adequadas, a solução era a construção de aquedutos (= condutas de água) em pedra que conduziam a água até ao local necessário.

Saiba mais.