images-_1_-1-831x250

O Inverno em Portugal 🇵🇹

O Inverno em Portugal 🇵🇹

madeira

O inverno em Portugal não é dos mais rigorosos na Europa. Então, se está pensando em viajar para o país nesta época, saiba que há atrações interessantíssimas para conhecer.

Se gosta de um tempo frio, no país você encontrará aliado também à belas paisagens, gastronomia de primeira e um povo muito simpático e acolhedor.

A facilidade com o idioma deixará tudo ainda mais incrível e inesquecível.

Inverno em Portugal: como aproveitar o frio no país

 

Como aproveitar o inverno em Portugal

O país, além da boa gastronomia, é conhecido também pela qualidade dos seus vinhos, principalmente, o do Porto, que são muito apreciados em todo mundo.

Falando em gastronomia, Portugal possui uma culinária muito rica e variada como muito pão, queijo e peixes.

No inverno, uma das coisas que mais apreciamos é uma boa refeição, o tempinho frio dá ainda mais fome, não é mesmo?

Por isso, aproveite o tour português para experimentar pratos típicos e um bom vinho. 

 

Qual a melhor época para viajar para Portugal?

Melhor época em Portugal

Depende do estilo de viagem que terá, mas se o seu objetivo é curtir uma temporada em um ambiente mais gelado e elegante, o inverno português é a estação perfeita.

Por lá, nesta época é bem frio, mas não chega a ser como em outros países do continente, como Suíça e Noruega, por exemplo, onde as temperaturas não ultrapassam os 7 graus.

Está se perguntando como é o inverno em Portugal? Saiba que para nós brasileiros, que estamos acostumados com um país tropical, é bem diferente do inverno brasileiro. A não ser que você more lá no finalzinho do sul do país.

Então, prepare o casaco, peças térmicas, gorros, luvas e uma bota bem quentinha.

 

Quando começa o inverno em Portugal?

 

Claro que quando é inverno em Portugal, também é em todo o continente europeu. A estação mais fria do ano tem início no final de dezembro, por volta do dia 20 e se encerra somente no final de março.

Porém, o frio do outono já dá as caras por lá muito antes, por volta de meados de setembro, quando o tempo já vai muda de cor.

Qual a temperatura no inverno em Portugal?

A temperatura de Portugal no inverno é um pouco mais alta se comparada à de alguns países europeus.

Durante os três meses da friaca, a média de temperatura fica em torno de 8 graus, mas tem dias que ela pode cair consideravelmente.

Dependendo da região que vai visitar, pode ser menos ou mais que 8 graus. Inclusive, neste período, toda a Europa é marcada por chuvas. Não esqueça de levar ou comprar um guarda-chuva, para aproveitar a viagem.

Aliás, não se preocupe, pois é possível passear muito mesmo nos dias mais chuvosos.

O que fazer durante o inverno em Portugal?

 

Se a temperatura de Portugal no inverno não te preocupa, o tour pelo país pode ser espetacular. Mesmo com o clima mais gelado, dá para conhecer uma porção de lindos lugares, como aldeias muito antigas e lindos parques. 

No seu tour, você conhecerá ainda a rica história portuguesa, monumentos, igrejas, capelas, além de ver neve em uma das regiões mais frias do país. 

Mas, se puder, durante a viagem, inclua um belo tour por Lisboa, que também é uma boa pedida! Afinal, a cidade possui uma gastronomia maravilhosa. 

Por lá, não deixe de apreciar o tradicional bacalhau com as suas mais variadas versões, o pastel de Belém, um doce típico muito gostoso, além de experimentar o clássico bolinho de bacalhau.

Onde tem neve em Portugal?

Onde encontrar neve

Claro que os turistas que viajam durante o inverno pelo país faz sempre a mesma pergunta: onde tem neve em Portugal? 

Se você ainda não sabe, na Serra da Estrela, na região mais alta de Portugal, com 1.993 metros de altitude, neva e neva bastante. 

Até as áreas mais baixas da região costumam ficar com paisagens branquinhas. É tudo tão lindo que, certamente, ficará encantado.

 

Região da Serra da Estrela

 

Como já falamos acima, a Serra da Estrela está entre os lugares mais frios de Portugal. Para quem quer apreciar um lugar todo branquinho e gelado, vá para a região de serra do país.

Para você entender o clima do local, até em épocas mais quentes, como a primavera e verão, é possível sentir a brisa gelada das montanhas.

Com cerca de 100 mil hectares, o Parque Natural da Serra da Estrela pertence ao distrito de Castelo Branco e Guarda.

O que fazer na Serra da Estrela?

 

Além de ver muita neve, dá para fazer passeios nos principais pontos turísticos da região, como a Torre, local mais alto da região.

Por lá, é possível conhecer ainda uma paisagem glaciar no Vale do Zêzere, onde há formações de gelos de séculos atrás.

O resto da neve que desce da montanha para ali. No local, há também a Lagoa Comprida, que é um reservatório de água da região, e a nascente do Rio Zêzere. Tudo muito lindo e encantador!

Estância de Ski da Serra da Estrela

 

Em Portugal só existe a Estância de Ski da Serra da Estrela, que fica bem próxima da torre. 

No local há, ao todo, nove pistas de esqui para diferentes praticantes, desde os iniciantes até os mais experientes

Mas se você não tem ideia ou pouco experiência, a Estância oferece aulas práticas e também aluga equipamentos.

Os ingressos podem ser adquiridos a partir de 35 euros. Para quem quer passar uma noite no local, há também chalés para se hospedar na região. 

Cidades para aproveitar o inverno em Portugal

Cidades para aproveitar o Inverno em Portugal

O país é um destino de muitas cidades deslumbrantes, mas sempre existem aquelas que ficam ainda mais lindas no inverno e oferecem muitas atrações. Por isso, separamos elas aqui para você anotar tudo. 

Bragança

 

A cidade possui um centro histórico muito rico, com um amplo acervo. Aliás, Bragança possui um dos castelos mais lindos e bem conservados de todo o país.

O local destaca a arquitetura militar em estilo gótico e em sua torre principal funciona um museu com armas e equipamentos da Primeira Guerra Mundial.

Aliás, pela cidade o que não faltam são locais históricos. Por isso, inclua na sua lista os Museus Ibérico da Máscara e do Traje, além do Museu Abade de Baçal, que fica no Palácio Episcopal.

Ele possui relíquias relacionadas à cultura, política e religião da cidade, além de fazer homenagem ao padre que concedeu o nome ao local. 

Gouveia

Serra em Gouveia

O lugar é perfeito para passar o inverno, pois Gouveia fica em uma região serrana em Portugal, a 700 metros de altitude. De lá, é possível ver o lindíssimo Vale Mondego.

Em Gouveia você também poderá conhecer o Monte Calvário, o Miradouro do Paixotão, além do Convento de São Francisco. Construções antigas e tradicionais na cidade.

Como se não bastasse tanta beleza, o município conta ainda com um rico patrimônio, entre igrejas, museus, solares, casa da torre e vários bairros antigos. Não deixe de percorrer os pontos turísticos mesmo em dias frios ou com chuvas. Você não vai se arrepender!

Manteigas

 

Quando começa o inverno em Portugal, a cidade fica ainda mais linda e merece ser vista de ponta a ponta.

Por isso, coloque bom agasalho e vá conhecer o Parque Natural da Serra, uma região rural, onde você vai ver casinhas de pedras, montanhas e muito verde. 

Por lá, é possível conferir o Poço do Inferno, que é uma belíssima cascata e fazer uma longa caminhada pela Faias de São Lourenço, um percurso entre árvores. 

Dá para andar de esqui por diversos parques da região. Se você curte uma adrenalina, estará no lugar certo. 

Seia

Uma cidade antiga e com muita história. Acredita-se que as primeiras ocupações em Seia ocorreram há cerca de 2400 anos.

Por isso, um tour cultural pela região é garantido, pois há muitas igrejas e capelas antigas datadas dos séculos XVI, XVIII para conhecer. São locais surpreendentes!

Não é a Bahia, mas a cidade de Seia também tem seu pelourinho e casas senhoriais, além de indústrias antigas de laticínio, como Solar dos Botelhos. 

 

Covilhã

 

Situada no interior de Portugal, ela fica bem pertinho da Serra da Estrela, sendo ainda um polo da indústria têxtil no país, mas Covilhã não é só isso. 

A região conta com um centro histórico muito amplo e interessante com muitos museus e bairros mais antigos. 

Aliás, Covilhã, um dos lugares mais frios de Portugal oferece atrações muito interessantes para seus turistas, como o roteiro que deu origem ao romance Lã e Neve, de Ferreira de Castro. 

Não vá embora sem fazer um tour pelas fábricas, que se transformaram no Museu dos Lanifícios.

 Viseu

Está localizada entre a Serra da Estrela e o Alto Douro Vinhateiro, sendo a segunda cidade mais antiga do país, quando o assunto é produção de vinho.

Então, o inverno português é a época perfeita para você se deliciar com a bebida da região. 

Mas é melhorar anotar! Na sua trip pela cidade, visite o Santuário Nossa Senhora dos Remédios, uma das construções mais emblemáticas de Portugal.

A Catedral de Viseu, além das lindas vinícolas espalhadas por toda a cidade. É, sem dúvida, um passeio imperdível.

Vantagens em viajar durante o inverno português

 

Além de ver neve e conhecer lugares lindíssimos, viajar no inverno em Portugal também tem outras vantagens. 

Uma delas é que a estação não é considerada um período de alta temporada, então, você não terá que passar muito tempo nas filas das atrações turísticas ou ficar em ambientes lotados.

Com isso, as hospedagens ficam bem mais baratas e os restaurantes e bares também oferecem refeições mais em conta. 

Claro que o vinho não pode faltar, principalmente no inverno. No início do ano geralmente há muitas promoções e descontos por lá. Vale a pena!

 

Desvantagens em viajar durante o inverno português

 

Para quem quer ver neve e sentir o frio europeu, as desvantagens são basicamente excesso de peso na mala, por conta dos casacos, blusas pesadas e botas. 

Por isso, seja cauteloso ao fazer as malas. Outro ponto é você conseguir se acostumar com o frio, porque se na região que mora não faz muito frio, você sentirá a diferença.

Então, tenha na bolsa um antigripal. Ah, a pele também fica bem irritada com o frio intenso, leve um hidratante. 

 

Dicas para aproveitar o inverno português

 

Dicas para passar o inverno em Portugal

Uma dica muito importante é, se alugar um carro, prefira viajar durante o dia; como não conhece a estrada, é um pouco perigoso por conta da possível umidade da pista em caso de chuva ou neve.

Não inclua uma grande quantidade de cidades, pois, o ideal é passar, pelo menos, 2 ou 3 dias em cada local, para curtir as atrações. 

Lembre-se que nesta época, chove durante o inverno, então, capa de chuva ou um guarda-chuva na mochila.

Sempre pense em dois roteiros diferentes, caso as previsões não sejam muito favoráveis, opte por lugares cobertos, como museus, castelos e igreja, por exemplo.

Ah, antes de fazer reserva, consulte se nos quartos dos hotéis há isolamento térmico e boa viagem.

 

NJ Advogados – Agende já sua consulta  clique aqui

 

 

Posts Relacionados

WhatsApp Image 2021-09-26 at 12.14.31

NIF - Número de Identificação fiscal

O NIF em Portugal é um dos documentos mais importantes que deve ser solicitado ao realizar a mudança para o país. Ele será o seu número de contribuinte português e responsável por registrar toda a sua atividade tributária no país. Assim como o CPF no Brasil.

Saiba mais.
banner__naom4

Aposentados em Portugal 🇵🇹

Primeiramente, em Portugal existe qualidade de vida, principalmente quando comparamos com o Brasil. Assim, os brasileiros aposentados que aqui vivem desfrutam de uma vida tranquila e segura, ao saber que pode passear livremente na rua sem perigo.

Saiba mais.
santa justa

A Bela Praça do Rossio, Lisboa-Portugal 🇵🇹

A Praça do Rossio em Lisboa, também conhecida como Praça Dom Pedro IV, é uma das mais lindas e antigas praças da capital portuguesa que você precisa conhecer. O local está sempre cheio: turistas, famílias, jovens e casais que amam passear na praça e nesta época de Natal fica ainda mais bonita e atrativa para tirar lindas fotos.

Saiba mais.