images-_1_-1-831x250

Guimarães o Berço de Portugal 🇵🇹

Guimarães o Berço de Portugal 🇵🇹

gui

Berço de Portugal e cidade natal de D. Afonso Henriques, primeiro rei do país, Guimarães costuma ser combinada com Braga em uma viagem de bate e volta desde o Porto.

Eleita Capital Europeia da Cultura em 2012, Guimarães entrou de vez para o roteiro cultural do continente, deixando de ser uma cidade de passagem turística que proporciona experiências culturais, artísticas, gastronômicas, históricas e naturais aos visitantes que se permitem olhar para ela com mais atenção.

O que fazer em Guimarães

 

Castelo de Guimarães, construído no século 10, onde duzentos anos depois nasceu o primeiro rei do país, D Afonso Henriques, batizado na Igreja de São Miguel, apenas a uns passos de distância.

Visitar o Castelo de Guimarães vai passar a custar 2€ - Cidades ...

 

Paço dos Duques de Bragança é um dos Palácios Nacionais mais visitados no país. Edificado e habitado no século 15 por D. Afonso, vale a visita pela arquitetura medieval com características de forte e pelas coleções existentes no seu interior.

 

Paço dos Duques de Bragança :: Guimarães Turismo

 

Jardim do Palácio Vila Flor, fora da muralha antiga, também tem vasta programação cultural

Zona de Couros, antigo burgo onde a atividade de curtume e manufatura de peles prevalecia desde a Idade Média.

Casa da Memória, instalada numa antiga fábrica de plásticos, reconta a história de Guimarães.

Centro Internacional de Artes José de Guimarães dedica-se à arte contemporânea e sua relação com artes antigas.

Dois museus importantes em Portugal estão em Guimarães. O Museu Arqueológico Martins Sarmento é a principal referência da cultura castreja do país, povos que habitaram a região a partir do final da Idade do Bronze e iníciod a Idade de Ferro.

Sociedade Martins Sarmento – Wikipédia, a enciclopédia livre

Apreciadores de arte sacra não podem perder o Museu de Alberto Sampaio, um dos melhores de Portugal, no local onde a condessa Mumadona instalou um mosteiro no século X, e deu origem à cidade. O destaque da coleção é o raro exemplar medieval europeu de um tríptico da natividade, em prata e dourado, além do edifício em si.

Museu de Cultura Castreja e ruínas arqueolóicas Citânia de Briteiros no alto da cidade para ver os traços e esquemas urbanísticos desses povoados antigos que viveram aqui até o século III e só foram descobertas em 1875 pelo arqueólogo Martins Sarmento.

O Santuário da Penha coroa o cume do monte que leva seu nome e protege os vimaranenses, avistado de qualquer ponto da cidade. Escolha entre subir até o alto pela estrada asfaltada sinuosa ou vá até o Parque das Hortas e embarque no teleférico para apreciar a paisagem. Lá em cima, áreas arborizadas, cafés e restaurantes e até mini-golfe são opções além do santuário.

Quando ir a Guimarães

 

 

Em junho acontecem as festas dos santos populares e a feira medieval. A cidade está cheia e festiva.

Maio e setembro costumam ser meses com temperaturas agradáveis e menos movimentadas.

Julho e agosto tendem a ter clima quente e seco, com lindos dias de céu azul. Espere encontrar tarifas altas e hotéis cheios.

Outubro a fevereiro são meses chuvosos e temperaturas baixas.

Abril águas mil, já diz o ditado. Evite.

Como se locomover

 

 

O centro histórico de Guimarães é facilmente percorrido a pé, repleto de bares, cafés, restaurantes e lojas instalados em sobrados graciosos com fachadas preservadas.

O ônibus hop on, hop off circula as principais pontos turísticos de Guimarães, é panorâmico, tem gravação em português com informações sobre as atrações e você pode descer e subir quantas vezes quiser em um período de 24h. Além disso, oferece um livreto com descontos em ingressos para monumentos, museus e outras atividades.

Se você vai explorar o país, os trens portugueses são confortáveis e pontuais quando ligam as grandes cidades. Para chegar a Guimarães, Viana do Castelo e outras cidades menores, é recomendável alugar um carro para ter mais conforto e flexibilidade de horário, uma vez que as opções de trem são mais escassas.

Curiosidade

 

 

A prefeitura de Guimarães oferece aos turistas a rede wi-fi GUIMARAES-WIFI disponível nos principais espaços públicos de interesse.  Geralmente os cafés e restaurantes oferecem wi-fi aos clientes.

Os chips de internet comprados na Europa são caros e os pacotes de dados expiram rápido. Para quem deseja estar conectado durante toda a viagem, recomendo já sair do Brasil com chip de internet. 

NJ Advogados – Agende já sua consulta  clique aqui

Posts Relacionados

WhatsApp Image 2021-09-26 at 12.14.31

NIF - Número de Identificação fiscal

O NIF em Portugal é um dos documentos mais importantes que deve ser solicitado ao realizar a mudança para o país. Ele será o seu número de contribuinte português e responsável por registrar toda a sua atividade tributária no país. Assim como o CPF no Brasil.

Saiba mais.
banner__naom4

Aposentados em Portugal 🇵🇹

Primeiramente, em Portugal existe qualidade de vida, principalmente quando comparamos com o Brasil. Assim, os brasileiros aposentados que aqui vivem desfrutam de uma vida tranquila e segura, ao saber que pode passear livremente na rua sem perigo.

Saiba mais.
santa justa

A Bela Praça do Rossio, Lisboa-Portugal 🇵🇹

A Praça do Rossio em Lisboa, também conhecida como Praça Dom Pedro IV, é uma das mais lindas e antigas praças da capital portuguesa que você precisa conhecer. O local está sempre cheio: turistas, famílias, jovens e casais que amam passear na praça e nesta época de Natal fica ainda mais bonita e atrativa para tirar lindas fotos.

Saiba mais.