images-_1_-1-831x250

Conhecendo a Linda Belém – Portugal 🇵🇹

Conhecendo a Linda Belém – Portugal 🇵🇹

Jardim da Praça Afonso de Albuquerque

O bairro de Belém fica a poucos quilômetros do centro histórico de Lisboa e é um convite pra um dia de passeio pra quem está na capital portuguesa. Além do famoso pastel, o local oferece uma viagem no tempo que tem tudo a ver com a história do Brasil: foi daqui que Pedro Álvares Cabral partiu em 1500 rumo ao Descobrimento do Brasil.

 

Como Chegar em Belém

 

O jeito mais fácil é ir de transporte público a partir de Lisboa. Você pode pegar o trem (comboio) da Linha de Cascais saindo do Cais do Sodré (que tem uma estação do metrô de mesmo nome) e desembarcar na estação “Belém” por 1,30€*. É possível pra comprar o bilhete na hora mesmo, nas máquinas de autoatendimento. Veja os horários no site da Comboios de Portugal.

Outra jeito simples de chegar em Belém é usando o tram (bonde elétrico) número 15E, que começa na Praça da Figueira, próximo da estação do metrô Rossio, no centro, passa pelo Terreiro do Paço e Cais do Sodré. Desembarque no ponto “Belém-Jerónimos” ou “Centro Cultural Belém”, dependendo de onde irá começar seu tour. O tram custa 2,90€*, mas se você tiver o Lisboa Card sai de graça (saiba mais no fim do texto).

 

O que fazer em Belém

 

Ao desembarcar na estação de trem “Belém” ou nas “paragens” do tram “Belém-Jerónimos” ou “Centro Cultural Belém”, hora de conhecer os pontos turísticos de Belém. Entre eles, construções históricas e modernas, para apreciar a fachada ou conhecer por dentro.

Além disso, o bairro em si inspira e expira história. Isso porque foi daqui que partiram grandes navegadores, incluindo Pedro Álvares Cabral, o primeiro português a chegar ao Brasil.

Por fim, uma maneira de economizar nesse passeio, a depender do seu roteiro, é o Lisboa Card. Este é um passe turístico no qual você paga um valor fixo, mas tem acesso liberado a diversas atrações, bem como gratuidade em alguns meios de transporte, dentro de um período limitado de tempo.

 

Padrão dos Descobrimentos

 

O que fazer em Belém, Portugal - Padrão dos Descobrimentos

Essa obra tem o formato de uma caravela e estampa imagens de personalidades da navegação de Portugal, como Pedro Álvares Cabral e Martim Afonso de Sousa. O Padrão dos Descobrimentos foi erguido em 1940, mas reinaugurado em 1960, 500 anos após a morte do Infante D. Henrique. No alto do marco há um mirante com uma vista panorâmica da região.

 

O que fazer em Belém, Portugal - Padrão dos Descobrimentos

Torre de Belém

 

O que fazer em Belém, Portugal - Torre de Belém (Foto via Shutterstock)
Caminhando pouco mais de um quilômetro pela orla do Rio Tejo, chega-se a um dos maiores símbolos do bairro, a Torre de Belém. Erguida estrategicamente às margens do rio entre 1514 e 1520, tinha como principal função fazer a defesa da barra de Lisboa. A torre, eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, é aberta ao público para visitação.

Mosteiro dos Jerónimos

 

Caminhe de volta, sentido ao Padrão dos Descobrimentos, e do outro lado do Jardim da Praça do Império fica o imponente Mosteiro dos Jerónimos, também Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ao lado da Igreja de Santa Maria de Belém, o rei Dom Manuel I fundou um grande mosteiro em 1496, que levava o mesmo nome da igreja. Mas como foi doado aos monges da Ordem de São Jerónimo, passou a ser conhecido como Mosteiro dos Jerónimos.

O que fazer em Belém, Portugal - Igreja de Santa Maria de Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A igreja aberta à visitação (grátis) conta com três naves e vitrais impressionantes. Ali você encontrará ainda os túmulos de personalidades como Luís de Camões e Vasco da Gama.

O que fazer em Belém, Portugal - Igreja de Santa Maria de Belém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De volta ao Mosteiro, é possível visitá-lo e conhecer todo o prédio onde os monges viviam e oravam. A visita é gratuita todo primeiro domingo do mês. Nos dias pagos, o ingresso fica mais barato quando combinado com outras atrações, como a Torre de Belém.

O que fazer em Belém, Portugal - Mosteiro dos Jerónimos (Foto via Shutterstock)

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT)

 

Embora não faça parte do circuito tradicional de turismo em Belém, o museu fica nesse bairro. Por isso, é uma opção extra para você visitar, ainda que o apelo seja bem diferente dos demais pontos turísticos. Isso porque as exposições têm como foco os temas que dão nome ao local.

maat lisboa

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia| Foto: Wikimedia Commons

Logo na chegada ao MAAT, chama a atenção a beleza do edifício, em formas curvas, de frente para o rio Tejo. A modernidade desse prédio é uma marca explícita dos séculos que o separam das demais atrações da região. Afinal, enquanto a média de idade dos outros é de 500 anos, existe desde 2016.

Palácio Nacional 

 

O Palácio, localizado em Belém, outrora palácio de reis, é hoje monumento nacional e sede da Presidência da República Portuguesa. Chamado “das leoneiras” no século XVIII, parece ter como emblema o leão – símbolo solar que alia a Sabedoria ao Poder. Uma bandeira de cor verde com o escudo nacional – o estandarte presidencial – é hasteada no palácio indicando a presença do Presidente em Belém.

Trata-se de um conjunto arquitetônico e paisagístico onde avulta um edifício central de cinco corpos com frente para o rio Tejo. A um primeiro palacete, para nascente do Pátio das Damas – o Anexo – segue-se, na viragem para a Calçada da Ajuda, outra construção – o Picadeiro Real, hoje Museu dos Coches. Para poente desenvolvem-se os conjuntos do Pátio dos Bichos, do pavilhão da Arrábida e do Jardim da Cascata. Na direção do sul estende-se o Jardim Grande, que termina num mirante cujo gradeamento prolongado para nascente e poente encontra dois pequenos pavilhões, outrora designados “casas de recreação”.

Pasteis de Belém

 

Sabe aquele ditado de “ir a Roma e não ver o Papa”? O mesmo acaba valendo. Não tem como ir a Belém e não provar o pastel de Belém. Apesar de os pastéis de nata serem vendidos em todo o país, apenas aqui eles podem usar esse nome.

Onde comer o Pastel de Belém legítimo em Lisboa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

A receita legítima, que surgiu no Mosteiro dos Jerónimos, é feita até hoje na confeitaria Pastéis de Belém, que tem como data de abertura o ano de 1837. Se for depois do meio-dia, espere encontrar filas, pois o local é concorrido.

Nos Arredores

 

Ainda nos arredores do Mosteiro e do Jardim da Praça do Império você pode visitar outras atrações de Belém. O Museu Nacional dos Coches guarda uma coleção de carruagens do séc. XVII a XIX, a maioria pertencente à Família Real Portuguesa. Já o Museu da Marinha conta a relação do país com o mar e os descobrimentos de seus navegadores.

Jardim Afonso de Albuquerque é um jardim situado na Praça Afonso de Albuquerque. O nome do jardim é o de Afonso de Albuquerque, governador da Índia entre 1509 e 1515.

O jardim tem uma área de cerca de 1,6 ha de planta quadrangular e simétrica, prolonga-se desde o Palácio Nacional de Belém até à Avenida da Índia. Numa plataforma central circular ergue-se uma estátua de Afonso de Albuquerque. O jardim desenvolve-se em volta, com vários tabuleiros de relva, bancos de pedra e quatro lagos artificiais situados nos quatro cantos do jardim e respeitando a simetria do mesmo.

NJ Advogados – Agende já sua consulta  clique aqui

Posts Relacionados

WhatsApp Image 2021-09-26 at 12.14.31

NIF - Número de Identificação fiscal

O NIF em Portugal é um dos documentos mais importantes que deve ser solicitado ao realizar a mudança para o país. Ele será o seu número de contribuinte português e responsável por registrar toda a sua atividade tributária no país. Assim como o CPF no Brasil.

Saiba mais.
banner__naom4

Aposentados em Portugal 🇵🇹

Primeiramente, em Portugal existe qualidade de vida, principalmente quando comparamos com o Brasil. Assim, os brasileiros aposentados que aqui vivem desfrutam de uma vida tranquila e segura, ao saber que pode passear livremente na rua sem perigo.

Saiba mais.
santa justa

A Bela Praça do Rossio, Lisboa-Portugal 🇵🇹

A Praça do Rossio em Lisboa, também conhecida como Praça Dom Pedro IV, é uma das mais lindas e antigas praças da capital portuguesa que você precisa conhecer. O local está sempre cheio: turistas, famílias, jovens e casais que amam passear na praça e nesta época de Natal fica ainda mais bonita e atrativa para tirar lindas fotos.

Saiba mais.