images-_1_-1-831x250

ALDEIAS HISTÓRICAS DE TRANCOSO – PORTUGAL 🇵🇹

ALDEIAS HISTÓRICAS DE TRANCOSO – PORTUGAL 🇵🇹

trancoso1-1600x600
No distrito da Guarda, em Portugal, está Trancoso que (apesar de ser cidade) faz parte das 12 Aldeias Históricas de Portugal.
Castelo de Trancoso - Portugal © Viaje Comigo

Em tempos de definição de fronteiras, a sua localização foi, durante muitos séculos, muito estratégica, sendo que sempre teve uma posição geográfica privilegiada, no topo do planalto, entre os rios Douro, Côa e Mondego e fez parte de um conjunto de fortalezas, entre a Serra da Estrela e Espanha. Visitar o centro centro histórico de Trancoso é como fazer uma viagem ao passado, sem necessidade de mapa ou máquina, basta seguir os passos da História e descobrir os monumentos e locais museológicos.

No alto do planalto, o Castelo de Trancoso guardará, por certo, muitas histórias… tantas quantas a do personagem Bandarra, poeta, sapateiro e profeta, conhecido por ser filho desta terra. Ponha os pés ao caminho para ficar a conhecer o centro histórico de Trancoso, que se desenvolveu em redor do castelo.

A Carta de Foral chegou por D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, e a Carta de Feira com Afonso III. D. Dinis mandou construir as muralhas que ainda hoje se mantêm e que rodeiam a antiga vila medieval. Com fronteiras instáveis, durante a Idade Média, Trancoso foi local de muitas batalhas: primeiro entre cristãos e muçulmanos e, depois, entre Portugal e os reinos vizinhos.

Entre pelas Portas d’El Rei, percorra as ruas históricas, suba até ao castelo e, com sorte, durante o tempo mais quente, poderá ver as casas e jardins todos floridos. Passe pela Igreja de S. Pedro, onde está o túmulo de Bandarra, experimente um dos restaurante típicos locais e, com mais tempo, desfrute de um dos alojamentos no centro histórico. Atente nos candeeiros de rua com a imagem do castelo desenhada e aproveite para visitar o comércio tradicional.

“Durante a crise dinástica que se sucedeu à morte de D. Fernando, Trancoso foi palco de uma das mais fascinantes páginas da História de Portugal: a 29 de Maio de 1385, um pequeno exército liderado por Gonçalo Vasques Coutinho, alcaide de Trancoso, derrotou o poderoso exército castelhano junto à vila, contribuindo para consolidar a autoridade do Mestre de Avis, D. João, e para reforçar a viabilidade da causa portuguesa nele personificada. Mais tarde, em 1510, a povoação recebeu Foral Novo de D. Manuel I, adaptando-se, assim, às novas exigências dos tempos modernos” – informação do site das Aldeias Históricas.

 

Locais a visitar na Aldeia Histórica de Trancoso:

 

Pelourinho de Trancoso

 

Pelourinho de Trancoso - Visitar Portugal

 

Pelourinho manuelino, contemporâneo do foral novo é classificado como Monumento Nacional.

 

Igreja de São Pedro

 

Igreja em estilo românico, foi do Padroado Real no séc. XVI. Na parede Sul encontra-se o mausoléu mandado erigir em 1641, túmulo do sapateiro e profeta Bandarra.

 

Castelo e muralhas

 

Castelo de Trancoso

São o principal cartão de visita desta aldeia histórica! O castelo e as muralhas são os mais importantes e mais antigos monumentos de Trancoso e estão classificados como Monumento Nacional. Dentro do castelo existe um posto de informação ao visitante.

 

Portas de El-Rei e Portas do Prado

 

Portas D'El Rei (Trancoso) - ATUALIZADO 2020 O que saber antes de ir -  Sobre o que as pessoas estão falando - Tripadvisor

 

Situadas nas muralhas que rodeiam o centro histórico, as magnificas Portas de El Rei são a porta principal entrada, em homenagem ao rei D. Dinis, que promoveu grandes reformas neste sistema defensivo. Ostentam o escudo da cidade. Antigamente, fechavam com grades de pau ou ferro e porta em madeira.

 

 Palácio Ducal

 

Aldeias Históricas de Portugal: Trancoso | Viaje Comigo

 

Solar onde viveu o 2º visconde de Trancoso e a Duquesa de Poze, filha do príncipe Inácio Venceslaw, herdeiro do trono da Polónia.

NJ Advogados – Agende já sua consulta  clique aqui

Posts Relacionados

WhatsApp Image 2021-09-26 at 12.14.31

NIF - Número de Identificação fiscal

O NIF em Portugal é um dos documentos mais importantes que deve ser solicitado ao realizar a mudança para o país. Ele será o seu número de contribuinte português e responsável por registrar toda a sua atividade tributária no país. Assim como o CPF no Brasil.

Saiba mais.
banner__naom4

Aposentados em Portugal 🇵🇹

Primeiramente, em Portugal existe qualidade de vida, principalmente quando comparamos com o Brasil. Assim, os brasileiros aposentados que aqui vivem desfrutam de uma vida tranquila e segura, ao saber que pode passear livremente na rua sem perigo.

Saiba mais.
santa justa

A Bela Praça do Rossio, Lisboa-Portugal 🇵🇹

A Praça do Rossio em Lisboa, também conhecida como Praça Dom Pedro IV, é uma das mais lindas e antigas praças da capital portuguesa que você precisa conhecer. O local está sempre cheio: turistas, famílias, jovens e casais que amam passear na praça e nesta época de Natal fica ainda mais bonita e atrativa para tirar lindas fotos.

Saiba mais.