images-_1_-1-831x250

O Miradouro da Pedra Bela – Portugal 🇵🇹

O Miradouro da Pedra Bela – Portugal 🇵🇹

MIRADOURO

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), com cerca de 70.000, estende-se dos planaltos da Mourela ao de Castro Laboreiro incluindo as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Trata-se duma região montanhosa, essencialmente granítica em cujas zonas de elevada altitude são visíveis os efeitos da última glaciação. Vales profundos e encaixados suportam densa rede hidrográfica.

Parque Nacional da Peneda-Gerês – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Ademais podemos notar a diversidade botânica – bosques, matos, vegetação ripícola e turfeiras para além de matos húmidos – destacando-se a presença de várias espécies raras e endémicas. Alberga alguns dos mais importantes carvalhais de Portugal. 

Interessantes habitat seminaturais. Diversidade de espécies faunísticas com estatutos diferenciados: endémicas (salamandra-lusitânica); ameaçadas (lobo-ibérico); de distribuição limitada (cartaxo-nortenho)… No mosaico agrícola destacam-se os prados de lima e lameiros.

Rico património histórico-cultural (necrópoles megalíticas, vestígios da romanização, castelos, espigueiros, fornos, moinhos, levadas, socalcos, brandas, inverneiras, tradições peculiares…) a que acresce a curiosa implantação das aldeias serranas e a presença de núcleos de arquitetura tradicional bem preservados.

É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna (íbex-ibéricos, corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.

 

Fotos de Parque Nacional da Peneda-Gerês - Imagens selecionadas de Parque  Nacional da Peneda-Gerês, Norte de Portugal - Tripadvisor

 

Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

O MIRADOURODA PEDRA BELA

Destacamos agora o Miradouro Pedra Bela, situado a 829 metros de altitude, é outro local a não perder numa visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Apenas a alguns quilómetros da Cascata do Rio Arado, é passagem obrigatória a qualquer hora do dia, mas com cores mais intensas se visitarem ao final do dia, já que o sol bate de frente para o miradouro. Num dia de sol, a vista é simplesmente deslumbrante.

Podemos perceber o espelho do céu azul na água do Rio Cávado, ou até mesmo as pequenas casas na Vila do Gerês parecem preencher a tela de um quadro que, dizem os antigos, foi a mão divina que ali colocou aquele local, como que de uma peça de presépio se tratasse, perfeita e imponente.

 

Pedra Bela - Gerês, Terras de Bouro

Avistando a paisagem percebe-se o porquê, seja do vale profundo, das altas montanhas que rodeiam o rio, da albufeira da Caniçada ou dos rios que serpenteiam a serra. Nada melhor que parar uns ali por uns momentos e contemplar tal paisagem.

Para aproveitar alguns minutos no Miradouro Pedra Bela, que não é nada mais que um pequeno balcão rochoso, o ideal será procurar este local ao final da tarde quando a grande maioria dos visitantes já por lá não estão, para que se possa desfrutar da linda paisagem. 

NJ Advogados – Agende já sua consulta  clique aqui

Posts Relacionados

portugal

Os Destinos Mais Procurados Em Portugal Para Morar 🇵🇹

Portugal vem sendo um dos destinos mais procurados para morar principalmente por Brasileiros, uma das razões é a língua, já que ao falar português a adaptação é mais fácil, em relação ao estudo o ensino público em Portugal também é dos melhores na Europa, não faltando motivos para ir morar em Portugal. Destacamos agora as cidades mais procuradas e os motivos.

Saiba mais.
unnamed

Arquipélago dos Açores - Portugal 🇵🇹

Açores, um arquipélago de nove ilhas de origem vulcânica. Se você ama esportes, aventuras e natureza exuberante, é difícil imaginar um lugar melhor do que essas ilhas no meio do oceano.  As nove ilhas que compõem os Açores são distribuídas num trecho de 1500 quilômetros do mar territorial português.

Saiba mais.