O Miradouro da Pedra Bela – Portugal 🇵🇹
- 02/12/2020
- Pontos Turísticos

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), com cerca de 70.000, estende-se dos planaltos da Mourela ao de Castro Laboreiro incluindo as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Trata-se duma região montanhosa, essencialmente granítica em cujas zonas de elevada altitude são visíveis os efeitos da última glaciação. Vales profundos e encaixados suportam densa rede hidrográfica.
Ademais podemos notar a diversidade botânica – bosques, matos, vegetação ripícola e turfeiras para além de matos húmidos – destacando-se a presença de várias espécies raras e endémicas. Alberga alguns dos mais importantes carvalhais de Portugal.
Interessantes habitat seminaturais. Diversidade de espécies faunísticas com estatutos diferenciados: endémicas (salamandra-lusitânica); ameaçadas (lobo-ibérico); de distribuição limitada (cartaxo-nortenho)… No mosaico agrícola destacam-se os prados de lima e lameiros.
Rico património histórico-cultural (necrópoles megalíticas, vestígios da romanização, castelos, espigueiros, fornos, moinhos, levadas, socalcos, brandas, inverneiras, tradições peculiares…) a que acresce a curiosa implantação das aldeias serranas e a presença de núcleos de arquitetura tradicional bem preservados.
É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna (íbex-ibéricos, corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.
Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.
O MIRADOURODA PEDRA BELA
Destacamos agora o Miradouro Pedra Bela, situado a 829 metros de altitude, é outro local a não perder numa visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Apenas a alguns quilómetros da Cascata do Rio Arado, é passagem obrigatória a qualquer hora do dia, mas com cores mais intensas se visitarem ao final do dia, já que o sol bate de frente para o miradouro. Num dia de sol, a vista é simplesmente deslumbrante.
Podemos perceber o espelho do céu azul na água do Rio Cávado, ou até mesmo as pequenas casas na Vila do Gerês parecem preencher a tela de um quadro que, dizem os antigos, foi a mão divina que ali colocou aquele local, como que de uma peça de presépio se tratasse, perfeita e imponente.
Avistando a paisagem percebe-se o porquê, seja do vale profundo, das altas montanhas que rodeiam o rio, da albufeira da Caniçada ou dos rios que serpenteiam a serra. Nada melhor que parar uns ali por uns momentos e contemplar tal paisagem.
Para aproveitar alguns minutos no Miradouro Pedra Bela, que não é nada mais que um pequeno balcão rochoso, o ideal será procurar este local ao final da tarde quando a grande maioria dos visitantes já por lá não estão, para que se possa desfrutar da linda paisagem.
NJ Advogados – Agende já sua consulta clique aqui