images-_1_-1-831x250

A Charmosa Vila de Ponte de Lima 🇵🇹

Núcleo_urbano_da_vila_de_Ponte_de_Lima_001

Sabe aquelas cidadezinhas que você não dá nada pesquisando pela internet mas se surpreende quando visita? Pois é pessoal, a charmosa Vila de Ponte de Lima fisga nosso coração e nosso estômago com sua incrível gastronomia!

Ponte de Lima é uma vila portuguesa que faz parte do distrito de Viana do Castelo, banhada pelo Rio Lima. Ponte de Lima é Considerada uma das mais antigas Vilas de Portugal. Possui  pouco mais de 40 mil habitantes e também é conhecida pela sua rica gastronomia.

Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal - Vem Por Aqui

O tour começou de manhã por essa vila encantadora descendo a Avenida Principal da Cidade chamada Antônio Feijó em direção ao Centro Histórico da Cidade. A cidade é Organizada, limpa, arborizada e mesmo no verão em alta temporada transmitia uma tranquilidade gostosa.

Chegando ao fim da Avenida já nós deparamos com dois pontos turísticos, o Paço do Marquês de Ponte de Lima e o Jardim Adelino Sampaio.

Paço do Marquês foi a residência de D. Leonel de Lima e onde se encontrava toda o exército da cavalaria que auxiliava nas defesas contra os inimigos da época.

No Jardim Adelino Sampaio, além de ser lindo e colorido encontra-se também a Manor House, que na época era moradia da alta sociedade de Ponte de Lima.

Jardim Dr. Adelino Sampaio - Visite Ponte de Lima

Continuando nossa andança por Ponte de Lima chegamos no Centro Histórico e na principal praça da cidade que se localiza no Largo Camões onde possui vários restaurantes cafés e possui um linda vista para o Rio Lima, podendo também se avistar a Ponte Medieval.

A Ponte Medieval com certeza é o cartão postal mais famoso da cidade.  A Ponte Medieval  deu nome a Vila de Ponte de Lima.  Ela teve um grande significado em todo a região do Alto Minho por ser a única passagem segura do Rio Lima em toda a sua extensão até aos finais da Idade Média. A Ponte Medieval possui cerca de 300 metros de extensão e atravessá-la foi realmente uma volta ao passado.

Após atravessar a Ponte Medieval fomos conhecer o Museu do Brinquedo de Ponte de Lima onde possui uma dos maiores acervos de brinquedos portugueses do País.

Ponte de Lima é um ótimo lugar para passar o dia e praticar esportes como canoagem, stand up, ciclismo, trekking. É incrível como Ponte de Lima possui uma bela área verde e jardins.

Após visita ao Museu do Brinquedo passamos pela Igreja do Santo Antonio  da Torre Velha , Capela  do Anjo da Guarda e fomos conhecer o Parque do Arnado dividido em jardins temáticos que nos permite fazer uma viagem pela história da arte dos jardins sendo eles:  Jardim Romano, Jardim Labirinto, Jardim Renascença, Jardim Barroco e Estufa que contam um pouco de toda a história e cultura rural.

Como são muitos jardins e  ainda tínhamos outros lugares para visitar e é claro provar da riqueza gastronômica de Ponte de Lima ficamos pouco tempo no Local.

Depois voltamos para o Centro Histórico da Cidade e caminhamos pela Rua 25 de Abril, principal rua que beira as margens do Rio Lima e que possui as Torres São Paulo e Cadeia Velha. Infelizmente com a expansão urbana do século XVIII foram as únicas das nove Torres que restaram da estrutura defensiva da cidade na época. Além das Noves Torres de Ponte de Lima existiam também uma grande muralha que rodeava a vila com 6 portões de acesso.

Após caminhar bastante pela cidade bateu aquela fome e fomos então ver se realmente a Vila de Ponte de Lima merecia o título gastronômico. Comemos o famoso Arroz de Sarrabulho com Cabrito Assado. O Arroz de Sarrabulho é um prato típico de Ponte de Lima, ele é feito com diversos tipos de carnes, especiarias e sangue de porco.

Realmente o Arroz de Sarrabulho estava delicioso e o Cabrito assado Perfeito!  Praticamente todos os restaurantes servem esse prato típico. No restaurante em que comemos (Sabores do Lima) a porção de Arroz de Sarrabulho para duas pessoas custava 16 Euros e a meia porção custava 9 euros.

Como chegar: Ponte de Lima não possui estação de trem, portanto os meios para ser chegar são através de carro ou ônibus. Como partimos de Braga, pegamos na Rodoviária de lá, o tempo a partir de Braga foram 50 minutos.